Regulamento

Regulamento Interno da Secção de Patinagem Artística do Clube   Naval Setubalense

O Regulamento Interno da Secção de Patinagem Artística do Clube Naval  Setubalense pretende ser uma forma de regulamentação de matérias directa ou indirectamente relacionadas com a gestão e administração da modalidade, Patinagem Artística.
O presente Regulamento Interno estabelece o funcionamento das estruturas e serviços da Secção, assim como compreende um pequeno regulamento de treinos, para que sejam asseguradas a harmonia, igualdade de oportunidades e segurança de todos os atletas e professores.

1. Composição
1.1. A secção de Patinagem Artística é constituída por professores, seccionistas e atletas.
1.2. Os seccionistas deverão ser pais e encarregados de educação de atletas, que demonstrem interesse e voluntarismo em participar e organizar todas as actividades compreendidas no Plano Anual de Actividades, da secção de Patinagem Artística.
1.2.1. É dever dos seccionistas acompanharem sempre os atletas aquando da sua deslocação a provas ou outros eventos, relacionados com a modalidade.
1.2.2. Os seccionistas deverão providenciar a execução do fato oficial do clube assim como o guarda-roupa inerente a esquemas de grupo.
1.2.3. Os seccionistas deverão igualmente organizar a aquisição do fato de treino oficial do clube.
1.2.4. É da incumbência dos seccionistas a assistência mecânica dos patins, durante o treino, dentro dos seus conhecimentos.
1.2.5. É da competência dos seccionistas a preparação logística dos treinos e outros eventos da modalidade, a realizarem-se no pavilhão Clube Naval Setubalense.

2. Mensalidade e inscrição em provas
2.1. Os atletas deverão manter as suas mensalidades em dia, regularizando o seu pagamento até ao dia 8 de cada mês. Caso se registem atrasos os atletas poderão ser excluídos de provas ou outros eventos oficiais.
2.2. A inscrição dos atletas em provas ou campeonatos ficam a cargo da direcção do clube.

3. Aquisição de equipamento
3.1. Os atletas terão de adquirir patins próprios após os primeiros três meses de frequência da modalidade.
3.2. Durante o primeiro ano de frequência da modalidade os atletas terão de adquirir o fato oficial do clube e fato de treino. Os atletas que não possuírem fato do clube não poderão participar em desfiles oficiais de eventos de patinagem artística assim como não poderão ser sujeitos a provas de promoção.
3.3. Os atletas deverão cumprir as regras básicas de funcionamento de treinos, obedecendo às indicações dadas pelos professores e adjuntos. Caso os atletas não cumpram as regras básicas de funcionamento dos treinos poderão ser convidados a permanecer fora do ringue. Se estas atitudes forem reincidentes, os atletas poderão ser convidados a sair do treino.
3.4. Em provas e campeonatos existe uma pré-convocatória, para apuramento de atletas com capacidades para ultrapassar mais um nível/prova de promoção, que será comunicada aos encarregados de educação. No caso da impossibilidade da deslocação dos atletas, por motivos pessoais ou familiares, o encarregado de educação deverá comunicá-lo imediatamente à secção. Se houver faltas injustificadas de atletas a provas de promoção ou campeonatos ficarão os custos de inscrição a cargo do encarregado de educação.

4. Gestão horário de treino
A gestão do horário de treino e da frequência dos atletas em ringue poderá sofrer alterações pontuais. Estas mudanças serão da inteira responsabilidade dos professores e adjuntos.

5. Selecção de atletas
5.1. A selecção de atletas para provas, campeonatos e outros eventos no âmbito da patinagem artística é da inteira responsabilidade dos professores, pois são as únicas pessoas habilitadas a fazê-lo.
5.2. A selecção de atletas para provas e campeonato terá sempre como base os seguintes critérios:
- aptidão natural do atleta;
- assiduidade do atleta aos treinos;
- evolução do atleta.


Regras Básicas de Funcionamento dos Treinos

Os atletas devem:
  • Ser assíduos e pontuais;
  • Cumprir o horário de treino;
  • Obedecer às indicações dadas pelos treinadores e adjuntos;
  •  Só entrar em ringue  mediante pedido de autorização aos professores em ringue;
  • Utilizar calçado desportivo para o período de aquecimento (não são permitidos chinelos, botas ou sapatos);
  • Utilizar vestuário próprio para a prática da modalidade, que permita a liberdade de movimentos (não são permitidas entradas no ringue de atletas com calças de ganga, saias ou outro tipo de vestuário não aconselhável para treinos);
  • Usar o cabelo sempre preso, no caso de atletas do sexo feminino;
  • Beber água se extremamente necessário e, caso obtenha permissão dos professores em ringue.
.Durante o treino NÃO é permitido
  • O uso de  telemóvel, pulseiras, brincos e outros adornos susceptíveis de causar danos no próprio ou nos outros atletas.
  • Pastilhas elásticas, rebuçados e comida ou bebida dentro do ringue;
  • A aproximação das tabelas limitativas do ringue para trocar impressões com os encarregados de educação.


Os encarregados de educação não devem abordar os professores durante o treino. Caso tenham alguma questão urgente deverão colocá-la aos seccionistas.